Conheça nossas unidades | Horário de funcionamento: segunda a sexta (7:00 - 17:00) Sábados (7:00 - 12:00)

Notícia publicada em 17 de outubro de 2017

O verão chegou! Que cuidados temos de tomar.

A exposição excessiva aos raios solares pode trazer malefícios à saúde, como envelhecimento precoce e até câncer de pele. E só com uma proteção adequada se consegue um bronzeado saudável e duradouro. Durante o verão, os efeitos nocivos do sol afetam principalmente a pele da face, pescoço, colo e braços, que são as partes mais expostas do corpo.

Os raios ultravioletas (UV) também são prejudiciais. Existem dois tipos principais para a pele: o UVA, que penetra mais profundamente e é o maior responsável pelo envelhecimento, e o UVB, que penetra menos, e é responsável pelas manchas e pelo câncer de pele. Para se proteger destes raios, que trazem malefícios pra pele, deve-se tomar os seguintes cuidados:

  • Aplicar filtro solar com fator de proteção solar (FPS) acima de 15 e espalhar em camadas fartas pelas áreas mais afetadas, reaplicando a cada três horas.
  • Usar barreiras físicas como, chapéu, bonés e camisas de tecido escuro, para evitar a radiação solar.
  • Ficar em ambientes frescos e com roupas leves.
  • Evitar o excesso de exposição ao sol das 10:00h às 16:00h.

Existem filtros modernos com grande aderência na pele e que saem pouco dentro da água. Por isso, crianças devem sempre usá-los, principalmente quando na praia ou piscina. As pessoas que tem a pele muito oleosa ou com espinhas, devem usar filtros ou hidratantes leves em gel ou sem óleo, para evitar o agravamento da acne. Já os pacientes que possuem manchas escuras (melasma ou cloasma) devem ter cuidado redobrado com o sol e usarem filtros com FPS de 45 a 60.

Segundo o dermatologista do HGB, Dr. Benjamin Baptista de Almeida, “a exposição ao sol fora do horário crítico, o uso de roupas claras e ventiladas, o uso de filtro solar de boa qualidade, além de boas alimentação e hidratação, constituem fatores básicos e indispensáveis para manter a saúde da pele durante o verão”.

A umidade também é um fator prejudicial.

As doenças de pele também são muito freqüentes no verão. O excesso de umidade nos espaços entre os dedos dos pés ou nas axilas pode causar coceiras e rachaduras (as chamadas frieiras). Outra doença comum nessa época do ano é a micose, causada por fungos que habitam a água das piscinas e a areia das praias.

Para prevenir o contágio, é preciso tomar alguns cuidados:

  • Procure sempre andar de chinelo e se deitar sobre cangas ou toalhas quando estiver na praia.
  • Não deixe de secar muito bem todo corpo, principalmente as juntas e entre os dedos dos pés.
  • Depois da praia, tome um banho frio ou morno com sabonete neutro.
  • Não se esqueça do creme hidratante para refrescar a pele e evitar que ela descasque.

 

Gostou desta notícia?

Confira outras novidades, dicas e notícias que a Clinic Medicina Diagnostica separarou para você em nosso blog clicando aqui!. Não se esqueça de usar os links abaixo para compartilhar com seus amigos nas redes sociais.



Compartilhe com seus amigos!

Ficou com alguma dúvida?

A Clinic Medicina Diagnostica conta com uma equipe para auxiliar e resolver todas as suas dúvidas, Clique aqui e saiba mais

Cuidado com a automedicação

Todos os textos publicados em nosso site são somente dicas, para qualquer problema aparente de saúde ou suspeita, um médico deve ser consultado.