Conheça nossas unidades | Horário de funcionamento: segunda a sexta (7:00 - 19:00) Sábados (7:00 - 12:30)

Notícia publicada em 07 de novembro de 2018

Novembro azul 2018

Novembro Azul surgiu para conscientizar os homens sobre a importância de se cuidarem, tem como foco a importância da prevenção ao câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que serão mais de 68 mil novos casos da doença ainda em 2018.

O diagnóstico só é possível por meio de dois exames: o antígeno prostático específico (PSA), que permite rastrear e definir a sequência ideal de tratamento nos pacientes com neoplasia de próstata avançada, e o ainda temido exame de toque. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame.

Fatores de risco:

  • histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
  • raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
  • obesidade.

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

  • dor óssea;
  • dores ao urinar;
  • vontade de urinar com frequência;
  • presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Por isso a cada ano devemos incentivar e buscar um maior cuidado de nossos corpos, pois a prevenção é sempre o melhor caminho para uma vida longa e saudável.

*Fonte Ministério da Saúde

Gostou desta notícia?

Confira outras novidades, dicas e notícias que a Clinic Medicina Diagnostica separarou para você em nosso blog clicando aqui!. Não se esqueça de usar os links abaixo para compartilhar com seus amigos nas redes sociais.



Compartilhe com seus amigos!

Ficou com alguma dúvida?

A Clinic Medicina Diagnostica conta com uma equipe para auxiliar e resolver todas as suas dúvidas, Clique aqui e saiba mais

Cuidado com a automedicação

Todos os textos publicados em nosso site são somente dicas, para qualquer problema aparente de saúde ou suspeita, um médico deve ser consultado.