Conheça nossas unidades | Horário de funcionamento: segunda a sexta (7:00 - 17:00) Sábados (7:00 - 12:00)

Notícia publicada em 26 de outubro de 2017

26 de outubro – Dia Internacional da Cruz Vermelha: 5 curiosidades que você provavelmente não sabia!

Curiosidades sobre o dia internacional da cruz vemelha

Se você nasceu depois de 1900, e é deste planta, com certeza já viu o simbolo da cruz vermelha em algum filme, em ambulâncias ou em campanhas de caridade. Hoje, dia 26 de outubro é comemorado o Dia Internacional da Cruz vermelha, a instituição criada por Henry Dunant (de nacionalidade suíça) em 1863  para ajudar os feridos dos campos de batalha, confira abaixo algumas curiosidades sobre esta instituição que mudou a maneira ética de se pensar no século XX.

Por que uma cruz no seu logotipo ?

Formada por um Comitê para a assistência aos Feridos, com seus fundadores de naturalidade da Suíça, foi escolhida como emblema do grupo, a cruz vermelha em fundo branco, que na verdade é o inverso das cores presentes na bandeira do país.

 

A cruz vermelha é pioneira no nobel da paz!Curiosidades sobre a cruz vermelha

A Cruz Vermelha Internacional ganhou o prêmio Nobel da Paz nos anos de 1917, 1944 e 1963.

 

A cruz vermelha está há mais de 100 anos operando no Brasil!

No Brasil, a entidade foi criada no dia 5 de dezembro de 1908, na cidade do Rio de Janeiro. Seu objetivo também é auxiliar de forma voluntária os necessitados de amparo, sem qualquer pretensão financeira. Hoje há mais de 50 filiais espalhadas por 17 estados e 33 cidades. Suas tarefas variam um pouco conforme a região em que estão localizadas, mas a linha diretiva seguida pela Cruz Vermelha é a mesma para todas.

 

A cruz vermelha ajuda em catástrofes por todo o mundo!

A Cruz Vermelha tem se envolvido com frequência no socorro aos atingidos por calamidades naturais: enchentes, furacões, maremotos e terremotos, como o que atingiu o Haiti em janeiro de 2010, exemplo de uma sociedade pobre que não tem como se reerguer sozinha. Esta organização angaria recursos, atua junto às vítimas e se mantém neutra em problemas de ordem política e bélica.

 

Dia da cruz vermelha, enfermeiras da cruz vermelhaA cruz vermelha mudou a forma de pensar do mundo no século XX!

Além de ser reconhecida pelos serviços prestados voluntariamente, a Cruz Vermelha também foi um espaço de grande importância para se pensar os princípios éticos dos conflitos militares. Ao longo do século XX, diversas convenções internacionais discutiram e oficializaram convenções que tratavam a respeito do tratamento reservado aos civis e militares envolvidos em situação de guerra. Atualmente, cerca de 180 diferentes entidades representam ou trabalham em parceria com a Cruz Vermelha.

Gostou desta notícia?

Confira outras novidades, dicas e notícias que a Clinic Medicina Diagnostica separarou para você em nosso blog clicando aqui!. Não se esqueça de usar os links abaixo para compartilhar com seus amigos nas redes sociais.



Compartilhe com seus amigos!

Ficou com alguma dúvida?

A Clinic Medicina Diagnostica conta com uma equipe para auxiliar e resolver todas as suas dúvidas, Clique aqui e saiba mais

Cuidado com a automedicação

Todos os textos publicados em nosso site são somente dicas, para qualquer problema aparente de saúde ou suspeita, um médico deve ser consultado.